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Dificuldades na fala em crianças: quando devo procurar ajuda?

Homem de tiro médio trabalhando em casa

Seu filho tem dificuldade para falar? Saiba quando procurar ajuda!


A comunicação é a base para o desenvolvimento infantil. Através da fala, as crianças exploram o mundo, interagem com outras pessoas e constroem suas identidades. Mas, quando a fala se torna um desafio, é natural que os pais se preocupem.


Dificuldades na fala: quando é hora de procurar ajuda?


Não existe uma idade exata para que todas as crianças comecem a falar, pois o desenvolvimento é individual.




No entanto, existem alguns sinais que podem indicar a necessidade de uma avaliação profissional:


Atraso na produção de sons e palavras: Se o seu filho não balbucia ou não emite sons com frequência, ou se demora muito para dizer suas primeiras palavras, é importante ficar atento.


Dificuldade em compreender ordens simples: Se a criança não parece entender o que você diz, mesmo quando você repete várias vezes, pode haver algum problema.


Dificuldade em se comunicar com outras crianças: Se seu filho tem dificuldade em fazer amigos ou em participar de brincadeiras que envolvem linguagem, isso pode ser um sinal de alerta.


Pouco interesse em conversar: Se a criança parece preferir brincar sozinho ou não se interessa em conversar com outras pessoas, é importante investigar.


Quais são as causas das dificuldades na fala?


As dificuldades na fala podem surgir por diversas razões, afetando o desenvolvimento da criança em diferentes níveis. Entre as principais causas estão:


Problemas de audição


Quando a criança apresenta algum tipo de perda auditiva, mesmo que leve, isso pode interferir diretamente na sua capacidade de adquirir e reproduzir sons corretamente.


A criança pode ter dificuldade em ouvir palavras e frases completas, o que prejudica a compreensão e a produção da fala.


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Transtornos do desenvolvimento neurológico


Condições como o autismo, a dislexia, e o transtorno do desenvolvimento da linguagem (TDL) podem impactar a maneira como a criança processa e utiliza a linguagem.


Esses transtornos afetam as habilidades cognitivas necessárias para a fala, resultando em dificuldades para se expressar verbalmente.


Fatores ambientais


O ambiente em que a criança está inserida também desempenha um papel crucial no desenvolvimento da fala.


A falta de estímulos linguísticos adequados, como a leitura frequente de histórias, conversas diárias, e a exposição a uma variedade de palavras e expressões, pode atrasar o desenvolvimento da fala.


Além disso, um ambiente pouco interativo ou a falta de oportunidades para que a criança pratique a fala também pode ser um fator contribuinte.


Marcos do desenvolvimento da fala infantil: etapas e progressos


Os marcos de desenvolvimento infantil da fala são etapas importantes que indicam o progresso da criança na aquisição da linguagem e habilidades de comunicação.


Esses marcos podem variar um pouco de criança para criança, mas em geral, seguem um padrão de desenvolvimento. Aqui estão os principais marcos:


0 a 3 meses


  • Choro e sons reflexos: Desde o nascimento, os bebês comunicam suas necessidades principalmente pelo choro.

  • Começo dos sons vocálicos: Por volta dos 2 meses, os bebês começam a fazer sons como "oo" e "aa" (chamados de sons vocálicos).


Feche de colegial e mãe fazendo lição de casa juntos na mesa. Retrato de pai e filha se preparando para aulas remotas online, olhando para a câmera. Aluno da escola primária e adulto

4 a 6 meses


  • Balbucio: Os bebês começam a produzir sons repetitivos como "ba-ba" e "da-da". Esse balbucio é uma forma de treino para a fala.

  • Reconhecimento de vozes: Nessa fase, os bebês mostram sinais de reconhecer a voz dos pais e respondem com sons e expressões faciais.


7 a 12 meses


  • Primeiras palavras: Muitos bebês dizem suas primeiras palavras claras, como "mamãe" ou "papai", geralmente por volta dos 12 meses.

  • Compreensão de palavras simples: Eles começam a entender palavras e comandos simples, como "não" ou "dá".


12 a 18 meses


  • Aumento do vocabulário: O vocabulário da criança começa a crescer, e ela pode aprender novas palavras rapidamente, chegando a 10 a 20 palavras ou mais.

  • Combinação de palavras: Por volta dos 18 meses, a criança pode começar a juntar duas palavras para formar frases simples, como "quer água".


18 a 24 meses


  • Explosão de vocabulário: Nesta fase, há um aumento significativo no vocabulário da criança, que pode aprender várias novas palavras por semana.

  • Frases simples: A criança começa a formar frases de duas a três palavras, como "cadê a bola?" ou "quer mais suco".


2 a 3 anos


  • Frases mais complexas: A criança começa a usar frases de três a cinco palavras e a fazer perguntas simples.

  • Melhor compreensão e pronúncia: A criança passa a ser mais compreendida por estranhos, com uma pronúncia cada vez mais clara.


3 a 4 anos


  • Conversas: A criança é capaz de participar de conversas mais longas e complexas, usando sentenças completas.

  • Uso de pronomes e plurais: Nessa fase, a criança começa a usar pronomes como "eu", "tu", "ele", e a aplicar plurais e tempos verbais mais corretamente.


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4 a 5 anos


  • Histórias e descrições: A criança começa a contar histórias curtas e a descrever eventos usando frases completas.

  • Entendimento de conceitos abstratos: Ela começa a entender conceitos de tempo (ontem, hoje, amanhã) e espaço (dentro, fora, em cima).


5 a 6 anos


  • Linguagem sofisticada: A criança desenvolve uma linguagem mais complexa, sendo capaz de formar frases compostas e usar uma gramática mais correta.

  • Participação em conversas: A criança consegue participar de conversas, entender piadas simples e usar a linguagem para expressar sentimentos e ideias com clareza.


Esses marcos são guias gerais e podem variar de uma criança para outra. Se houver preocupação com o desenvolvimento da fala, é importante consultar um especialista, como um pediatra ou fonoaudiólogo.


Procure sempre especialistas, como um pediatra e um fonoaudiólogo


Se você percebeu algum sinal de alerta, o primeiro passo é procurar um pediatra. Ele poderá avaliar a criança e indicar os especialistas adequados, como um fonoaudiólogo.


Fonoaudiólogo: profissional em tratar os distúrbios da fala


O fonoaudiólogo é o profissional especializado em tratar os distúrbios da fala. Ele realizará uma avaliação completa da linguagem da criança e, a partir do diagnóstico, indicará o tratamento mais adequado.


É importante lembrar que quanto mais cedo o problema for identificado e tratado, maiores são as chances de a criança desenvolver a linguagem de forma adequada.


Lembre-se: cada criança é única e se desenvolve em seu próprio ritmo. No entanto, se você tiver alguma dúvida sobre o desenvolvimento da fala do seu filho, não hesite em procurar ajuda. A intervenção precoce pode fazer toda a diferença!


A importância da intervenção precoce no desenvolvimento da fala infantil


Em resumo, acompanhar o desenvolvimento da fala do seu filho é fundamental para garantir que ele tenha todas as ferramentas necessárias para se comunicar e interagir com o mundo ao seu redor.


Reconhecer os sinais de possíveis dificuldades e procurar ajuda especializada, como um pediatra ou fonoaudiólogo, pode ser crucial para superar esses desafios.


Lembre-se de que cada criança tem seu próprio ritmo, mas a intervenção precoce é a chave para promover um desenvolvimento saudável e pleno da linguagem. Não hesite em buscar orientação se perceber qualquer sinal de alerta.


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